Oie, Oie novamente! Se você está acompanhando esta série sobre Foz do Iguaçu com crianças, já sabe que estamos nos preparando para uma jornada incrível, onde a cultura, as experiências e as aprendizagens, aguardam por vocês.
Na primeira parte, discutimos sobre a importância de planejar uma viagem para Foz do Iguaçu além do óbvio.
Meu intuito como professora, mãe e criadora de conteúdos do Preciso de Férias é compartilhar oportunidades que enriqueçam não apenas nossas memórias, mas também potencializem o ensino e aprendizagem das crianças através das atrações em Foz do Iguaçu.

Por isso, se você está se perguntando como organizar uma viagem além do óbvio e planejar experiências verdadeiramente transformadoras com sua família, você está no lugar certo!
Praticamente, suas férias serão aulas interativas para seus filhos, de forma muito mais interessante e relaxante.
Então, ajuste suas malas, prepare-se para embarcar nesta aventura cultural em Foz do Iguaçu e ultrapasse as barreiras da sala de aula com muita cultura e aprendizagem.
Esse conhecimento que sua família está prestes a adquirir, nunca mais serão apagadas.
Ahh…e você perdeu a primeira parte desta série, não se preocupe! Clique aqui e veja a sequência na íntegra.
O primeiro passo não pode ser ignorado se você vai para Foz do Iguaçu com crianças

Existe uma fase no processo de planejamento que se chama: Descobrindo os interesses individuais e expectativas da sua família
Perguntas como:
- O que cada integrante da sua família mais deseja fazer durante as férias?
- Quais são os principais interesses dos seus filhos que vão fazer o coração deles baterem mais forte?
- Quais as programações que cada integrante poderá fazer, que proporcionem um mergulho profundo em Foz de Iguaçu?
A dica ensolarada do dia é:
- Encoraje todos a compartilharem suas ideias, sonhos e até mesmo preocupações sobre a viagem em um jantar em família, por exemplo.
Durante essa reunião, te sugiro anotar todos os detalhes e esteja aberta a discutir cada ponto levantado, como eu mostro neste vídeo.
Como despertar o interesse durante as férias em Foz do Iguaçu em Crianças bem pequenas?

No processo de planejamento de uma viagem para Foz do Iguaçu com crianças por exemplo, pode acontecer que seu filho ou filha ainda não possua idade para expressar seus desejos ou preferências claramente, como por exemplo meu pequeno Arthur de 2 anos.
Nesses casos, é importante observar seus interesses e comportamentos em atividades cotidianas para entender melhor o que pode despertar seu interesse durante a viagem de férias.
Além disso, fazendo as perguntas certas aos nossos filhos mais novos, tudo fica mais claro!
- Você gosta mais de animais, natureza ou brincar na água?
- Você prefere atividades tranquilas ou mais movimentadas?
- Qual personagem de desenho animado você gostaria de encontrar durante a viagem?
Essas perguntas podem ajudar a direcionar o planejamento de atividades que possam ser mais atrativas para as crianças, mesmo que elas não saibam expressar seus desejos de forma clara.
Outra estratégia é oferecer opções limitadas e observar as reações da criança.
Por exemplo, apresente duas ou três opções de atividades em Foz do Iguaçu para fazer com as crianças através de imagens ou vídeos, e veja qual delas desperta mais interesse ou entusiasmo.
Caso a criança ainda não manifeste preferências claras, você pode decidir com base em seus conhecimentos sobre os interesses e personalidade dela, escolhendo atividades que provavelmente serão agradáveis e estimulantes para ela.
Esta etapa do planejamento não apenas garante que todos tenham uma experiência significativa, mas também fortalece os laços familiares ao permitir que todos se sintam ouvidos e valorizados.
Ao adaptar o planejamento à curiosidade da sua família, você se depara constantemente, com pessoas engajadas e motivadas a aprender mais sobre os lugares que você vai apresentar a elas.

10 Passos que transformam qualquer roteiro de viagem em família
Depois que você identificou os interesses da sua família, explore esses 10 passos essenciais que transformarão seu roteiro de viagem, garantindo que cada momento seja memorável e alinhado com as necessidades dos seus filhos.
Ir para Foz do Iguaçu com crianças pode ser uma experiência emocionante e enriquecedora, especialmente quando se trata de criar memórias duradouras e experiências significativas para todos da sua família.
1. Definir prioridades é a primeira lição de hoje!
Antes de começar a planejar sua viagem de fato, reserve um tempo para refletir sobre quais seriam as prioridades e objetivos educacionais para seus filhos.
Pergunte para si mesma o que gostaria que suas crianças aprendessem e experimentassem durante essa jornada e escreva em um papel ou em um caderno.
Eu gosto muito de usar o Guia Sonhar, Planejar e Executar nesse processo.
Vou dar o exemplo do meu filho Arthur que adora os dinossauros, mas precisa superar o medo de vê-los.
O que eu como mãe, gostaria que ele aprendesse durante o passeio do Vale dos Dinossauros em Foz do Iguaçu? Se faça essas perguntas sobre cada atração que você escolheu para visitar.

2. Você realmente sabe o que tem pra fazer em Foz do Iguaçu com as crianças?
Esse 2° passo é fundamental para o sucesso da sua viagem para Foz do Iguaçu com a criançada.
Dedique tempo para pesquisar a fundo sobre o que fazer em Foz do Iguaçu.
Além dos pontos turísticos populares, procure atividades e experiências que ofereçam uma imersão cultural e educativa para suas crianças com base nos gostos, necessidades da sua família e acima de tudo, conforto para adquirir essas habilidades educacionais.
De nada adianta, visitar um ponto turístico no pior horário, repleto de turistas e se tornar um momento cheio de estresse.
3. Como despertar o interesse das crianças no processo de planejamento?
Permita que suas crianças participem do processo de planejamento desde o início. Isso despertará seu interesse na viagem.
Além de permitir que expressem suas preferências e interesses, fazendo com que você molde cada dia das férias de acordo com a expectativa de cada um, cada momento se tornará mais significativo.
Aqui em casa, a gente costuma dizer que existem atrações específicas para o papai, para a mamãe e para o baby. Cada um tem o direito de escolher alguma programação particular de cada um.

4. Como criar experiências interativas em roteiros comuns?
Busque oportunidades de aprendizado prático e interativo nas atrações que você pretende visitar para fortalecer a aprendizagem.
Visite tour interativos, vá em horários estratégicos culturais e busque atividades que permitam que suas crianças experimentem a cultura local de maneira ativa e envolvente.
5. Como usar uma boa mesa de restaurante para ter momentos de reflexão?
Reserve momentos para reflexão e discussão em família durante a viagem.
Converse sobre as experiências, pergunte o que aprenderam e como se sentem em relação ao que estão vivenciando.
Essas conversas promovem a consciência e o entendimento, independente da idade.
6. Álbum de viagem é item obrigatório na sua viagem para Foz de Iguaçu com crianças

Registre cada momento especial da sua viagem.
Tire fotos, faça vídeos, mantenha um diário de viagem com fatos que aconteceram e marcaram suas férias em Foz do Iguaçu.
Essas memórias servirão como recordações preciosas, ferramentas para revisitar e reforçar o aprendizado experienciado durante a viagem.
Nossa memória as vezes falha e nada melhor do que ter um livro didático em mãos chamado: Férias em Foz do Iguaçu com crianças distribuído em algum álbum físico ou digital.
7. Alinhamento é a chave de tudo!
Refletir sobre os valores e prioridades da sua família garantirá que a viagem seja autêntica e significativa para todos os membros.
Por isso, considere o que é mais importante dentro das suas finanças: imersão cultural, aventuras ao ar livre, relaxamento, entre outras possibilidades
8. Faça uma mistura equilibrada entre aprendizado, lazer e bem-estar
Pesquise cuidadosamente o destino e as atividades disponíveis em Foz do Iguaçu, garantindo que tudo o que você está planejando atendam às expectativas e interesses da sua família.
Explore opções que ofereçam uma mistura equilibrada de diversão, aprendizado e relaxamento, pois afinal de contas, as férias são feitas para o nosso bem-estar. Lembre-se sempre disso!
9. Sabe o que acontece quando você se organiza de forma antecipada?
Organizar antecipadamente uma viagem permite que você aproveite ao máximo cada momento da sua jornada de planejamento, garantindo que suas expectativas e necessidades sejam atendidas de maneira eficaz e certeira.

10. Hora de colocar em prática todos os 10 passos
Agora que exploramos os 10 passos essenciais para transformar seu roteiro de viagem em uma experiência significativa, surge a questão…
Como você pode aplicar essas ideias, equilibrar o planejamento da viagem com seu orçamento e de quebra, driblar os obstáculos de uma rotina pesada e exaustiva que te cercam?
No nosso próximo quadro, vamos mergulhar em estratégias práticas que transformarão seu dia a dia em oportunidades educativas e culturais para seus filhos. Por isso, clique aqui e dê continuidade a última parte desta serie que nasceu para abrilhantar seu roteiro em Foz do Iguaçu com crianças.
Foz do Iguaçu com crianças – Conclusão
Ao seguir esses 10 passos, você estará no caminho certo para criar uma viagem memorável e enriquecedora para sua família.
Desde a definição de prioridades até a captura de memórias duradouras, cada etapa contribuirá para uma experiência única que promoverá o aprendizado, a conexão familiar e a criação de laços afetivos que perdurarão por toda a vida.
+ RECOMENDADO:
- Foz do Iguaçu além dos pontos turísticos – Como conquistar uma viagem de férias transformadora? Clique aqui e saiba mais!
- Clique aqui e veja uma sugestão de filme para a família que vai despertar seu desejo de se aventurar pelo mundo.