Viagem Após Pandemia Coronavírus – Quando Será Seguro Viajar Novamente? Existe Previsão? Descubra Aqui E Saiba Quando Planejar

Tempo de leitura: 7 minutos

viagem pos pandemia coronavirus 2 1024x576 - Viagem Após Pandemia Coronavírus - Quando Será Seguro Viajar Novamente? Existe Previsão?  Descubra Aqui E Saiba Quando Planejar

Hoje vamos falar de um tema que está atraindo a atenção de milhares de pessoas: viagem após pandemia de coronavírus. Afinal, quando poderemos viajar para fora do Brasil novamente?

Se você é apaixonado por viagens assim como eu e não perde a oportunidade de sempre estar planejando aquelas sonhadas férias para o exterior, então este artigo é exclusivamente pra você.

Hoje, vou te ajudar a tomar a difícil decisão sobre planejar ou não suas férias para o exterior após a pandemia do coronavírus e fazer você refletir sobre alguns assuntos importantes.

+ Inscreva-se no canal e receba mais dicas sobre o futuro das viagens após o coronavírus

Viagem Após Pandemia Coronavírus: Turismo Prejudicado

Uma das consequências da pandemia pelo novo coronavírus é a devastadora crise no turismo.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor poderá levar de 5 a 7 anos para recuperar as perdas de 2020.

Pela lógica, muitas companhias aéreas, hotéis, agências de turismo infelizmente não conseguirão aguentar as consequências trazidas pela covid-19.

Ainda, sob relatos da OMT, se existia uma previsão de crescimento do turismo global entre 3 e 4% em 2020, já se pode estimar uma gigantesca queda entre 20 a 30% nas viagens internacionais e uma perda de US$ 300 a 450 bilhões.

Mas quem iria imaginar que em 2020 sofreríamos uma pandemia, não é mesmo?!

Além disso, muitas empresas relacionados ao turismo sofrerão prejuízos imensuráveis pelo fato de não possuírem um grande capital de giro, ou seja recursos financeiros para a manutenção da saúde financeira durante a baixa ou nenhuma procura de pessoas interessadas a viajar .

Viagem Após Pandemia Coronavírus: Quais São As Previsões

viagem pós pandemia coronavírus f - Viagem Após Pandemia Coronavírus - Quando Será Seguro Viajar Novamente? Existe Previsão?  Descubra Aqui E Saiba Quando Planejar

Estimasse que 2020, 2021 e até 2022, o setor de turismo sofra grandes reviravoltas e vou te mostrar algumas previsões que infelizmente não muito animadoras.

Mas é importante ressaltar que você saiba que ainda não podemos saber com exatidão como serão os cenários dessa crise do coronavírus no Brasil e no mundo.

Por isso, se você está se perguntando quando poderemos viajar para fora do Brasil, definitivamente a resposta será: TALVEZ em 2021.

Em outras palavras, só poderemos viajar com segurança depois que órgãos nacionais e internacionais, como o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos indicarem que é seguro fazê-lo.

Mas calma, vamos refletir mais um pouco e analisar melhor essa situação pra ver quando realmente poderemos planejar uma viagem pós Pandemia do Coronavírus.

Coronavírus E As Fronteiras

viagem pandemia coronavírus - Viagem Após Pandemia Coronavírus - Quando Será Seguro Viajar Novamente? Existe Previsão?  Descubra Aqui E Saiba Quando Planejar

Enquanto não houver nenhum tratamento ou vacina, teoricamente os países não abrirão totalmente suas fronteiras e alternarão o isolamento social. Inclusive esse foi uns dos assuntos debatidos pela ONU.

Segundo a especialista em doenças infecciosas Jessica Justman, professora da Columbia University, em Nova York, em entrevista a BBC News, relata que o fechamento de fronteiras é uma boa ideia.

“Quanto mais se limitar a mistura de pessoas de uma área geográfica a outra, mais sucesso teremos em retardar a propagação”

Ou seja, ninguém quer uma segunda onda de contaminação e ter novamente seu sistema de saúde comprometido, certo?!

Com isso, consequentemente, alguns países terão um controle maior de quem entra nas suas fronteiras. Em resumo, pode ser que os viajantes de países ainda em surto estarão proibidos de entrar.

Em outras palavras, não teremos a certeza absoluta quando o Brasil se livrará da Covid – 19 e ainda, muito menos não saberemos com clareza quando passaremos confiança aos outros países comprometidos com essa  causa.

Viagens Internacionais Após Pandemia Pelo Coronavírus

viagem pós pandemia coronavírus o - Viagem Após Pandemia Coronavírus - Quando Será Seguro Viajar Novamente? Existe Previsão?  Descubra Aqui E Saiba Quando Planejar

Com projeção de uma futura crise financeira aparentemente chegando e o comprometimento repentino da renda de empresários e trabalhadores, estão fazendo com que muitas empresas de turismo observem uma grande mudança nos planejamentos sobre viagens internacionais Pós Pandemia Pelo Coronavírus das pessoas.

Essa tendência já foi observada pelo Submarino Viagens, que sentiu um aquecimento na procura por bilhetes aéreos para destinos nacionais no segundo semestre de 2020.

Porém, outra questão que você deve ficar atento é sobre a cotação do dólar e euro, que impacta diretamente nos gastos das viagens internacionais.

Na realidade, ninguém sabe ao certo como o mercado financeiro estará daqui a alguns meses.

Viagens Internacionais E Aeroportos

cartagena e san andres em uma mesma viagem 1024x805 - Viagem Após Pandemia Coronavírus - Quando Será Seguro Viajar Novamente? Existe Previsão?  Descubra Aqui E Saiba Quando Planejar

Atualmente, vários países estão testando a saída da quarentena.

Na verdade, é impossível prever se os aeroportos estarão recebendo voos do Brasil pelo simples fato de evitarem a recontaminação.

Por isso, é muito difícil adivinhar se o seu país de destino estará aberto no momento da sua viagem.

Além disso, existe outro agravante:  a possibilidade do país da conexão também sofrer alterações.

Por essa razão, neste ano de 2020, viagens internacionais a turismo serão muito difíceis de acontecer…

“Eu mesma estava com uma viagem internacional para o Deserto do Atacama comprada para viajar em Junho de 2020 e infelizmente já botei na cabeça que não vai dar certo. Terei que deixar de crédito para ver o que farei mais tarde.”

Inclusive, eu estava mostrando como planejar uma viagem para o Atacama por conta própria no Instagram e tive que interromper a programação, mas enfim… terei outras ideias sobre viagens.. não se preocupe.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Carol Martinez (@preciso.de.ferias) em

+Veja Mais: Viagem Internacional – Nunca Viajei De Avião Como Faço No Aeroporto?

Cruzeiros Pós Pandemia de Coronavírus

Outro fator que devemos levar em consideração é sobre os cruzeiros, que hoje são infelizmente grandes disseminadores do vírus.

Por isso, a indústria de cruzeiros marítimos provavelmente deverá reduzir drasticamente sua frota e uma viagem pós pandemia de Coronavírus, provavelmente não será aconselhada tão cedo.

Como Ficará As Viagens À Trabalho Após Pandemia Pelo Coronavírus

O Home Office está e será uma realidade de muitos trabalhadores por vários meses.

Ou seja, aquelas viagens longas a trabalho para fechar acordos serão repensadas.

Na verdade, acredito que algumas empresas priorizando a sua segurança e saúde do trabalhador e evitar custos de deslocamento e hospedagem, as viagens a trabalho darão lugar a vídeos conferencias e muito trabalho virtual.

Intercâmbios Serão Repensados Após a Pandemia

E por último, mas não menos importante devemos falar sobre o intercâmbio escolar, universitário ou de idiomas.

Com toda essa crise e pensando friamente sobre todos os argumentos já mencionados aqui, provavelmente os intercâmbios serão deixados de lado por um determinado tempo.

Em outras palavras, não será fácil levar um aluno do Brasil para estudar fora do país.

Quando Realmente Será Seguro Viajar De Novo?

viagem pós pandemia coronavírus - Viagem Após Pandemia Coronavírus - Quando Será Seguro Viajar Novamente? Existe Previsão?  Descubra Aqui E Saiba Quando Planejar

Desde que haja tratamento do coronavírus, talvez seja seguro viajar para fora do Brasil, apenas em 2021…

Mas lembre-se: ainda não podemos saber com clareza como estará o cenário dessa crise do coronavírus no Brasil e no mundo.

Vamos torcer que encontrem a vacina ou algum tratamento para que assim possamos realizar nossos sonhos de continuarmos viajando.

Mas uma coisa será certo… Um certificado de vacinação internacional será exigido, como por exemplo o da febre amarela.

Então o que nos resta é torcer para que tudo isso acabe logo e esperar o aval das entidades mundiais responsáveis em nos informar quando será seguro explorar destinos fora do Brasil.

coronavirus e viagem 370x555 - Viagem Após Pandemia Coronavírus - Quando Será Seguro Viajar Novamente? Existe Previsão?  Descubra Aqui E Saiba Quando Planejar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.