Reserva Da Jaqueira – Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Tempo de leitura: 10 minutos

reserva da jaqueira porto seguro 3 1024x576 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Quando viajamos para Porto Seguro, sabíamos que encontraríamos lindas praias e monumentos históricos. No entanto, como em toda viagem, descobrir lugares fora do convencional sempre foi e será nosso principal objetivo. Por isso, venho através desta postagem mostrar um lugar muito especial que vale a pena conferir. Tenho certeza que você irá se encantar com o resgate cultural que a Reserva da Jaqueira em Porto Seguro compartilha com seus visitantes.

Portanto, gostaria de dividir com você dicas importantes que farão você decidir quando e como visitar a Reserva Indígena em Porto Seguro.

+ Recomendado:

Reserva da Jaqueira: Para Entender Melhor, Conheça Como Tudo Começou…

reserva da jaqueira 4 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Você sabia que  a região de Porto Seguro foi oficialmente o primeiro local de chegada dos portugueses no ano de 1500?

Se você lembrar da aula de história da sua escola, recordará que anteriormente aos portugueses podemos afirmar que nessas terras existiam os índios.

E um dos lugares habitados por esses índios foi exatamente na área da Reserva da Jaqueira.

Mais de 500 anos de muitas histórias, muitas vezes turbulentas com violência e expulsões, os índios Pataxós finalmente começaram perceber que era possível resgatar sua cultura, seus hábitos e não deixar morrer suas tradições.

Em 1997, as irmãs Nitynawã, Jandaya e Nayara foram demarcando e homologando os 827 hectares de Mata Atlântica como terra indígena.

Sendo assim, a Reserva da Jaqueira foi fundada em 1998 com um único objetivo: promover a revitalização, a afirmação e a valorização da cultura Pataxó dentro desse espaço.

E só para seu conhecimento, a reserva é considerada até hoje como um lugar sagrado.

“Um pé de jaca tombou com o vento, brotou novamente e deu novos frutos. Para nós, é como se a jaqueira fosse nossa cultura, que ficou adormecida e germinou de novo”, explicou a cacique durante nosso passeio.

Portanto, a Reserva da Jaqueira recebeu esse nome porque os índios fizeram uma analogia de toda sua trajetória histórica com um pé de jaca.

Para os Pataxós, a Reserva da Jaqueira é um lugar de rituais com muita energia positiva.

Fuja do Tradicional E Deixe Suas Férias Inesquecíveis

reserva da jaqueira 5 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Eu sei que você deve estar percebendo que Porto Seguro basicamente se resume a lindas praias, barzinho e muita história deixada de herança pelos portugueses.

No entanto, eu gostaria que soubesse que fugir do convencional seria a melhor forma de tornar sua viagem inesquecível.

Porto Seguro é uma região muito especial, que comporta quase 100 km de paisagens exuberantes que talvez você não consiga perceber fazendo o famoso bate e volta nas tradicionais atrações turísticas.

Por isso, recomendo a leitura:

 O Que É A Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira?

reserva da jaqueira porto seguro 2 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

A Reserva da Jaqueira é uma comunidade que reúne aproximadamente 32 famílias que prioriza a valorização, preservação de alguns costumes e rituais indígenas.

Além disso, com o intuito de preservar e valorizar sua cultura, a comunidade recebe visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo para contar as histórias dos seus antepassados, mostrar seus antigos costumes e levar as pessoas a fazerem uma verdadeira imersão na etnia dos Pataxós.

reserva da jaqueira 410x1024 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Porém, não espere índios nus ou que nunca viram tecnologia. A proposta deste passeio é unicamente a valorização da cultura deste povo.

Por isso, é fundamental que você entenda o principal objetivo desse passeio e saiba exatamente o que fazer na Reserva da Jaqueira em Porto Seguro.

O Que Fazer Na Reserva Da Jaqueira?

reserva pataxo da jaqueira 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

  • Valorização da cultura Indígena
  • Praticar arco e flecha
  • Adquirir artesanato confeccionado na própria tribo
  • Participar dos rituais
  • Fazer pinturas corporais
  • Degustar a culinária típica
  • Pernoitar na tribo

O Que Os Povos Indígenas Podem Nos Ensinar?

Os povos indígenas, independente da sua etnia podem nos ensinar muita coisa , como por exemplo: o conceito de “nosso”, em oposição o conceito de “meu”, a  divisão equânime dos alimentos, a decisão dos assuntos importantes pelos mais idosos, decisões por consenso, lideranças sem, privilégios especiais, a educação das crianças e a capacidade de perdoar

Poderíamos enumerar outros exemplos do bem-viver desenvolvidos pelos povos indígenas, mas consideramos esses os principais…

Portanto, valorizar a sua cultura é demostrar grande respeito a nossa história e de todas as heranças positivas que os índios deixaram e deixam para nossa sociedade.

Precisa Reservar A Visita A Reserva Pataxó Da Jaqueira Com Antecedência?

reserva da jaqueira 2 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Quando vistamos a reserva, muitas pessoas que nos acompanharam pelo Instagram, fizeram exatamente essa pergunta e a resposta para ela é não.

Ou seja, não precisa reservar sua visita…

Basicamente é só chegar, estacionar e logo em seguida você será abordado pelos responsáveis para fazer o tour na aldeia.

No entanto, fique atento nos melhores horários para realizar o passeio. Já falaremos sobre isso mais adiante…

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Carol | #precisodeferias (@preciso.de.ferias) em

Quanto Custa O Tour Pela Reserva Da Jaqueira?

Isso depende!

Normalmente, os valores começam a partir de 45 Reais por pessoa – se for por conta própria – podendo chegar até 90 reais se preferir ir com uma agência de turismo em Porto Seguro.

Localização Da Reserva Da Jaqueira

A Reserva da Jaqueira está situada apenas dois quilômetros da Costa, acessando a BR-367 sentido Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália.

Você verá várias placas indicando o caminho, mas qualquer dúvida coloque no GPS que ele te levará até lá.

Como Chegar na Reserva Da Jaqueira Sem Transporte Público?

Se você chegou até aqui é porque realmente está interessado e pretender visitar a reserva. No entanto, não existem meios de transportes públicos que cheguem até a Reserva da Jaqueira e o mais indicado seria: ir por conta própria alugando um carro, chamar um carro por aplicativo, pegar uma moto táxi ou ir com tour guiado.

Porém, se você não abre mão da economia obtida pelo transporte público, fique sabendo que você poderá pegar um ônibus e descer nas proximidades do Restaurante Estrela do Mar e caminhar uns 20 minutos em uma estrada de chão.

No entanto, fique atento que não existe muito movimento nessa área e eu não aconselho caminhar sozinho.

+ Veja Mais: Conheça todas as formas de se locomover por Porto Seguro

Como Fazer Para Visitar A Tribo Indígena? O Que Compensa Mais?

reserva da jaqueira 3 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Isso vai depender muito do seu perfil de viajante e cada uma das opções citadas acima possui suas vantagens e desvantagens.

Gostaria de saber como chegamos? Então nosso depoimento no final desta postagem…

Mas numa forma bem resumida, primeiramente você precisa colocar no papel todas as vantagens e os gastos.

Por exemplo, se você optar ir por conta própria poderá escolher o melhor horário, mas ao mesmo tempo terá que arcar com as despesas do deslocamento. Por isso, tudo vai depender da quantidade de pessoas que estarão com você.

Horário de Funcionamento

horario reserva da jaqueira pataxo 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Fique esperto e não vá aos domingos, pois a Reserva Pataxó se encontrará fechada.

Vá No Melhor Horário!

Se você pretende visitar a reserva, fique sabendo que o melhor horário sempre será perto das 8 horas da manhã.

Indo bem cedinho, você conseguirá fugir dos grandes grupos trazidos pelas excursões e poderá apreciar cada detalhe com muito mais calma.

Quais Hotéis Que Ficam Próximos Da Reserva Da Jaqueira?

reserva da jaqueira porto seguro 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Como você já deve ter percebido, por se tratar de uma reserva indígena, a sua localização não favorece proximidade do centro de Porto Seguro.

Mas mesmo assim para facilitar a sua vida, indicarei alguns hotéis que ficam nas redondezas, como Vitória Régia Hotel, Barra Sol e Aquaville.

Porém, existem outros hotéis fabulosos e vale a pena você conferir a opinião dos viajantes no próprio site do Booking

+Recomendado: Onde Ficar Em Porto Seguro? Como Escolher E Não Se Arrepender?

Conheça o Tour Através Da Nossa Experiência

reserva da jaqueira 6 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Decidimos nos aventurar e visitar a Reserva da Jaqueira por conta própria.

Assim que chegamos, estacionamos o carro e em seguida fomos recebidos por um Pataxó, que na verdade era o guia do nosso grupo.

Como havíamos chegado cedo, esperamos mais alguns minutos até completar um número mínimo de visitantes e fomos direcionados até o interior da aldeia numa curta caminhada.

O primeiro contato com sua cultura aconteceu numa visita às choças e kijemas (dois diferentes tipos de casas) e uma breve palestra sobre suas histórias e costumes.

Posteriormente, seguimos para conhecer o pajé, o chefe espiritual da tribo e responsável inclusive pela tribo.

É possível conhecer ervas e plantas usadas como remédio, e também experimentar um chá tradicional dos Pataxós, conhecido como chá de canela de velho.

Em seguida, fomos convidados para uma breve caminhada na mata fechada, onde é possível ver de perto diversas formas de armadilhas que eram usadas para a caça.

Além disso, visitamos a escola primária onde muitas crianças são alfabetizadas na sua língua de origem e também no português.

“Achei isso muito interessante”

reserva da jaqueira 8 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

O passeio ainda incluiu pintura típica no rosto e uma degustação de peixe feito na folha de patioba (uma espécie de folha de bananeira).

Além disso, pudemos ver seus diversos artesanatos feitos na própria aldeia para venda.

reserva da jaqueira porto seguro 4 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Roteiro De Porto Seguro

Espero que todas essas dicas tenham te ajudado a esclarecer suas principais dúvidas sobre a Reserva da Jaqueira, aliás sua opinião é muito importante nos comentários e ficaria muito feliz em receber uma mensagem sua.

No entanto, como sei que você realmente está interessado em conhecer a Reserva da jaqueira pois chegou até aqui, gostaria de compartilhar nosso roteiro que utilizamos em Porto Seguro. Por isso, faça o download gratuitamente e divirta-se com ele!

Novamente, eu espero te ver mais vezes por aqui e saiba que qualquer coisa é só chamar!

Por isso, se você realmente gostaria de viajar e visitar Porto Seguro por conta própria, baixe nosso roteiro e veja todas as postagens que fizemos sobre esse lugar incrível na Bahia e descubra detalhes que farão diferença na sua viagem

reserva da jaqueira 7 1024x682 - Reserva Da Jaqueira - Como Descobri Esse Passeio Fantástico Em Porto Seguro? Tenho Muita Coisa Pra Te Contar!

Ademais, como sugestão leia e descubra:

Tenha uma boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.